terça-feira, março 25, 2008

Reciclagem de rolhas

As rolhas de cortiça são um produto natural, reciclável e reutilizável.

Apesar de a cortiça reciclada jamais ser reutilizada para produzir rolhas para vinhos (O aperto prévio a que são sujeitas antes da introdução no gargalo e a sua adaptação ao respectivo formato, bem como o contacto com o líquido fazem com que percam a sua forma cilíndrica regular; o eventual contacto com sujidade e fungos que podem conspurcá-las, entre outros factores), existem inúmeras aplicações possíveis: pavimentos, peças para a indústria automóvel, materiais de isolamento ou de decoração.

Em Portugal este processo de reciclagem iniciou-se em 2005, através duma iniciativa da Câmara de São Brás de Alportel (que começou por recolher quinzenalmente as rolhas de cortiça de cerca de 15 restaurantes da zona e posteriormente criou “Rolhões” junto dos ecopontos) e estende-se agora a nível nacional por iniciativa da Quercus.

Assim, a partir deste mês de Março começa a recolha em 9800 restaurantes e cafés; Em Maio está prevista a criação de contentores para rolhas em hipermercados, e em Setembro a campanha alarga-se às escolas.

As rolhas recolhidas serão vendidas à Corticeira Amorim que as reutilizará. O dinheiro recebido será aplicado pela associação ambientalista na plantação de novas árvores, de espécies autóctones (sobreiros, azinheiras, carvalhos, …).

Sem comentários: